10 formas de rentabilizar o seu imóvel como anfitrião Airbnb

10 maneras de ganar dinero como un anfitrión de Airbnb

Muitos proprietários de imóveis partem do princípio de que a única forma de ganhar dinheiro como anfitrião Airbnb é arrendar o imóvel a arrendatários de curto prazo, como amigos que vão passar um fim de semana fora ou a quem viaja em negócios. No entanto, isso não é verdade. A maior parte dos alojamentos locais (ALs) têm um grande potencial por explorar e há muitas oportunidades para ganhar mais dinheiro. Independentemente de ser um pequeno apartamento no centro da cidade ou um imóvel maior numa zona rural, há uma montanha de excelentes formas de ganhar dinheiro.

Como ganhar dinheiro com Airbnb

1. Otimizar preços durante as férias escolares e feriados públicos – Algumas das ocasiões mais populares para viajar ocorrem durante as férias escolares e os fins de semana prolongados com feriados; é quando as pessoas vão de férias em família e quando se pode passar um fim de semana fora sem tirar um dia de férias. Como anfitrião Airbnb, é possível ganhar dinheiro durante estes períodos aumentando os preços. Com uma elevada procura, não é inédito alterar os preços de arrendamento dos ALs.

2. Arrendar o espaço para festas e eventos – Embora a maior parte das pessoas presuma que ganhar dinheiro com Airbnb implica arrendar um imóvel dias ou semanas seguidos, não é necessariamente assim. De facto, pode ganhar dinheiro arrendando o espaço para festas e eventos. Seja alguém que quer oferecer uma festa com jantar ou alguém que procura um espaço amplo para celebrar um aniversário, poderá tirar partido do facto de muitas pessoas não disporem de espaço para isso. Assim, podem estar interessadas em arrendar outro imóvel para a noite.

3. Oferta de descontos para arrendamentos a longo prazo – Uma das principais formas de ganhar dinheiro com Airbnb é arrendar o imóvel a longo ou médio prazo. Há muitas vantagens que resultam do arrendamento do imóvel a longo prazo, como saber antecipadamente que o imóvel está ocupado e não se preocupar com a rotatividade dos hóspedes. No entanto, o essencial é garantir estes arrendatários de longo prazo. Assim, pondere a oferta de descontos a quem pretende arrendar o imóvel durante semanas ou meses seguidos. Embora isto possa ser ligeiramente menos do que poderia receber de vários arrendamentos de curto prazo, não há a preocupação de perder dinheiro enquanto o imóvel está vazio.

4. Otimizar preços durante eventos desportivos e musicais – Se estiver a decorrer um grande evento nas proximidades, pondere aumentar o preço do arrendamento. Eventos desportivos importantes, festivais e concertos atraem muita gente a uma cidade e muitas destas pessoas vão ter de ficar em algum sítio. Como a procura de alojamento será muito maior, pode aumentar o preço sem afetar a procura.

5. Pense em arrendar quartos separadamente – Muitas pessoas cometem o erro de apenas arrendar o imóvel como um todo, quando é possível ganhar mais dinheiro arrendando os quartos separadamente. Apresentar cada quarto como uma oportunidade de arrendamento com áreas comuns partilhadas permite realizar várias reservas, ter vários hóspedes e um valor de reserva global superior.

6. Pesquisar outros ALs próximos – Dedique tempo para descobrir quanto estão a cobrar aos hóspedes outros imóveis nas proximidades, pois pode estar a praticar preços abaixo do mercado. Se o seu alojamento Airbnb tiver as mesmas ofertas e funcionalidades que outros que praticam preços mais altos, pode querer ponderar um aumento de preço.

7. Promover o Imóvel para Atrações Específicas – Se estiver a arrendar uma casa que fica próxima de atrações populares, promova-o em conformidade. Por exemplo, se o imóvel fica próximo de um parque temático, isso deve ser destacado no anúncio para os potenciais hóspedes. Do mesmo modo, ficar próxima de um aeroporto movimentado, esta deverá ser um dos pontos de venda chave. Muitas pessoas procurarão ficar hospedadas num local muito específico, por isso é importante que consiga diferenciar o seu.

8. Coloque em destaque pontos turísticos e áreas de interesse – Um aspeto importante para ganhar dinheiro com Airbnb é atrair as pessoas para ficarem no seu imóvel. Afinal de contas, é impossível ganhar dinheiro sem hóspedes. Uma excelente forma de atrair hóspedes potenciais é destacar a existência de pontos turísticos e áreas de interesse próximos do imóvel. Por exemplo, indicar a que distância está do centro da cidade e de quaisquer atrações populares.

9. Reduzir preços durante a época baixa – Embora isto possa parecer contraproducente, é na realidade vantajoso reduzir preços durante a época baixa e pode ajudá-lo a ganhar dinheiro com Airbnb no longo prazo. Durante a época baixa, haverá menos pessoas à procura de um lugar para ficar e, por isso, terá de tornar o seu imóvel o mais competitivo possível. Uma das principais formas de o conseguir é oferecer descontos. Tal como ajudar o seu imóvel a diferenciar-se como uma opção acessível, o que poderá levar as pessoas a reservar uma viagem de última hora.

10. Ter um sofá-cama na sala de estar – O seu apartamento pode não ser o maior, mas isso não significa que não possa aumentar a capacidade de alojamento. Uma oferta de quarto simples que normalmente alojaria 2 pessoas, pode ser melhorada para 3 ou mesmo 4 pessoas investindo no sofá-cama correto. Isto, por sua vez, aumentará a sua tarifa diária. Como é evidente, terá de garantir que os seus hóspedes ficam confortáveis, pelo que o espaço tem de ser adequado.

10 maneras de ganar dinero como un anfitrión de Airbnb
10 maneras de ganar dinero como un anfitrión de Airbnb

Como pode ver, ganhar dinheiro com Airbnb é muito mais do que anunciar um imóvel e ficar à espera de que corra tudo bem. Há muito trabalho que pode permitir ganhar dinheiro com Airbnb e não tem de se centrar exclusivamente no alojamento de curto prazo para quem está de férias. Em vez disso, pondere um conjunto de outras opções. Se o imóvel se enquadra num segmento mais luxuoso, poderá arrendá-lo para ocasiões mais especiais. Se habitualmente está vazio durante a época baixa, explore este pequeno mercado. Para saber mais sobre fazer dinheiro com Airbnb ou para recorrer a serviços profissionais de gestão de Airbnb, entre em contacto com a Hostmaker. Alternativamente, subscreva online