Dicas essenciais para melhorar as suas competências de anfitrião Airbnb

5 consejos vitales para la gestión de alquileres a corto plazo

Quer seja recente no alojamento local (AL) ou já se dedique a arrendar o seu imóvel em Airbnb há algum tempo, há sempre margem para melhorar. Ser um anfitrião Airbnb medíocre não é difícil; basta gerir as reservas e assegurar que os hóspedes têm o básico para a sua estadia. No entanto, não são os anfitriões medíocres do Airbnb que geram uma lista de hóspedes reincidentes nem os que recebem as opiniões mais favoráveis. Felizmente, melhorar as suas competências de gestão de AL é relativamente simples.

Dicas para Ser um Bom Anfitrião Airbnb

● Comunicar com os hóspedes antes da sua chegada – É sempre uma boa ideia comunicar com os hóspedes alguns dias antes da sua chegada, para confirmar que a reserva ainda se mantém e para lhes prestar alguma informação de última hora. Isto poderá incluir itinerários para o imóvel e informações sobre como será feito o check-in. Muitos dos hóspedes terão feito a sua reserva com alguma antecedência, por isso, entrar em contacto com eles quando a sua chegada se aproxima, irá tranquilizá-los ao saberem que os espera. Além disso, dá-lhes a oportunidade de colocar alguma dúvida.

● Ser sempre honesto e frontal com os hóspedes – Os melhores anfitriões Airbnb são os que são frontais e honestos com os seus hóspedes. Ganha-se muito pouco em falsificar informação ou distorcer a verdade, especialmente quando os hóspedes vierem a descobrir quando chegarem. Por exemplo, não se gabe uma excelente ligação de WiFi se esta não existir e não destaque uma localização central se o imóvel não for realmente central. Embora exagerar a excelência do imóvel possa parecer uma boa ideia, é mais do que provável que acabe por ficar com clientes insatisfeitos e opiniões desfavoráveis.

● Procure conhecer a zona local e as suas atrações – Como a maior parte dos hóspedes ficará na zona pela primeira vez, é uma boa ideia procurar conhecer a zona local e as suas principais atrações. Isto pode incluir pontos turísticos, locais para comer e até a legislação local. Como anfitrião Airbnb, é provável que os clientes lhe telefonem para obter informações e recomendações. Os clientes podem encontrar bastante informação online mas muitos preferirão obter informações de alguém que tenha experiência pessoal.

● Presuma sempre que os hóspedes serão excelentes -Embora possa ter tido hóspedes com um comportamento indevido, tente sempre abordar cada nova reserva presumindo que os hóspedes serão excelentes. Não só isso fará com que a estadia deles seja menos stressante para si, como também o ajudará a apresentar-se com um ótimo anfitrião Airbnb. Em vez de se focar no que pode correr mal, concentre-se em ajudar os seus hóspedes a ter uma estadia perfeita.

● Certifique-se de que possui um manual da casa – Antes de ser feita a admissão dos clientes, certifique-se de que estes possuem todas as informações de que necessitam sobre o imóvel. Podemos estar a falar aqui de detalhes como o funcionamento de aparelhos, palavras-passe de WiFi, itinerários para o supermercado mais próximo e números de contacto de emergência. Isto fará ver aos seus convidados que planeou a chegada deles e que pretende francamente que a estadia corra pelo melhor. Muitos anfitriões Airbnb elaboram um guia de acolhimento ou manual de utilizador para o imóvel, que poderá ser utilizador por todos os hóspedes.

● Pense em oferecer pequenos artigos de higiene pessoal e snacks – Oferecer aos convidados pequenos artigos de higiene pessoal e snacks não é fundamental para ser um anfitrião Airbnb, mas pode diferenciá-lo como alguém muito bem preparado. Coloque as coisas que os hóspedes poderão precisar antes de terem tempo de se dirigirem às lojas locais, como champô, pasta dos dentes, pão e leite. Embora comprar algumas pequenas coisas para tornar a estadia do hóspede mais confortável possa parecer, ao princípio, um custo adicional que poderia ser evitado, a longo prazo isso poderá colocá-lo numa posição superior aos outros alojamentos.

● Ser flexível com os horários de check-in e check-out – Como anfitrião Airbnb, tem a capacidade de especificar quando os hóspedes terão de fazer o check-in e o check-out. No entanto, é boa ideia ser algo flexível com isto. Por exemplo, oferecer uma opção de check-out tardio é vantajoso para quem tem um vôo atrasado. Do mesmo modo, uma opção de check-in tardio é muitas vezes necessária para quem chega ao fim do dia. É muitas vezes preferível oferecer horários específicos, mas com a indicação de que poderá ser flexível se for necessário.

● Não subestime a importância de ser simpático – Pode parecer uma dica óbvia mas é algo que muitos anfitriões Airbnb esquecem. Para melhorar as suas competências de anfitrião Airbnb, deverá ser sempre simpático e acessível para os seus hóspedes. Isso não só incentivará os hóspedes a colocar perguntas sempre que necessitarem, como cria também um ambiente positivo. Há sempre o risco de alguma coisa correr mal com a estadia Airbnb, mas os hóspedes são muito mais compreensivos quando lidam com um anfitrião que está verdadeiramente empenhado em ajudar. Quando é um anfitrião Airbnb, um sorriso e uma atitude positiva podem valer muito.

5 consejos vitales para la gestión de alquileres a corto plazo
5 consejos vitales para la gestión de alquileres a corto plazo

Como pode ver, as principais formas de melhorar as suas competências de anfitrião Airbnb são tudo coisas que se podem fazer com relativa facilidade; é necessário um custo ou um esforço muito diminutos. No entanto, a contrapartida é imensa. Se dedicar tempo a pensar realmente no que tornaria a estadia do hóspede mais confortável, conseguirá melhorar significativamente a qualidade da sua estadia e as suas competências de anfitrião Airbnb. Isto poderá originar reservas repetidas, excelentes opiniões e hóspedes a recomendá-lo aos amigos. Se tiver outros imóveis colocados para AL, isto pode fazer com que os hóspedes considerem uma estadia num deles. Em poucas palavras, os benefícios de excelentes competências de anfitrião Airbnb são imensuráveis. Para mais informações sobre a possibilidade de se tornar um anfitrião Airbnb ou para obter ajuda na gestão dos seus imóveis, contacte-nos. Contacte agora a Hostmaker pelo telefone +351 308 806 190 ou subscreva online.